Dicas para dirigir na chuva com segurança

| 0 comentários

Se engana quem acha que só temporais dificulta dirigir na chuva com segurança, uma chuva fina pode comprometer e muito principalmente a sua visibilidade caso você não siga essas orientações.

dirigir na chuva

Com dias de chuva os cuidados precisam ser redobrados, já que os delisses no trânsito acabam se tornando constantes o que ocasiona acidentes.

Com a visibilidade comprometida, pista escorregadia, buracos para serem desviados é preciso ficar atento nas situações mais imprevisíveis do trânsito em dias de chuva.

Mais do que nunca é preciso verificar as condições do seu carro, mantenha as manutenções em dia, um carro com boas condições no trânsito é fundamental para garantir sua segurança. Mantenha uma distância segura entre o veículo em movimento que estiver à sua frente, não ultrapasse quando estiver inseguro verifique o melhor momento certificando que ninguém está vindo na direção contrária, tenha atenção com os pedestres.

Verifique se os pneus estão em boas condições, procure mantê-los calibrados corretamente. Evite frear bruscamente para não travar as rodas e derrapar por falta de aderência, no período de chuva os pneus não têm tanto contato com o solo.

Evite andar em vias inundadas, pois o excesso de água pode reduzir o desempenho do sistema de freios podendo parar o motor até danificá-lo.

Se a chuva estiver muito forte, com a visibilidade comprometida é recomendado que pare o veículo no acostamento, não esquecendo de ligar o pisca alerta para não ocasionar nenhum acidente, para que os outros veículos possam te ver.

A velocidade deve ser reduzida em dias de chuva, o recomendado é que sua velocidade não ultrapasse os 80km/h. Com a velocidade alta a probabilidade de ocorrer aquaplanagem com o carro é maior.

Um objeto simples que ajuda muito nos dias de chuva são as calhas de chuva de carro, sua função é permitir que você possa dirigir o veículo com os vidros semiabertos tendo a proteção da chuva e do sol, para que não interfiram no conforto do interior do seu carro.

Para desembaçar o vidro dianteiro mais rápido é necessário ligar o ar condicionado na temperatura fria na posição que o ar vá para o vidro.

Fique atento na direção. Para ler mais notícias e informações sobre a SGA visite nosso site.

Siga-nos no Twitter e Facebook.

 

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.