Gasolina agora vem com 25% de etanol

| 0 comentários

Medidas do Governo fazem gasolina voltar a ter 25% de etanol anidro (destinado à mistura com a gasolina). Desde outubro de 2011, devido às incertezas da safra de cana-de-açúcar, o Governo reduziu o percentual de etanol anidro de 25% para 20%. A volta do percentual de 25% de etanol na gasolina é uma forma de incentivo aos produtores de cana-de-açúcar do país e, consequentemente, uma estratégia para tentar reduzir o impacto do aumento no preço da gasolina, registrado em janeiro.

De acordo com a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), os 5% de etanol acrescentados na gasolina não prejudicam os motores dos carros e muito menos o desempenho dos veículos. Os motores são produzidos com capacidade para receber em média 22% de etanol junto a gasolina, porém, segundo a entidade, existe uma margem que permite oscilações, tanto para mais quanto para menos.

A Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar) acredita que, com a medida adotada pelo Governo, a produção do etanol anidro deve crescer quase 30% se comparada a safra de 2013/2014 em relação ao período anterior, na região Centro-Sul.

Para o Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, a medida traz benefícios para o consumidor, para o produtor e para o Brasil como um todo. De acordo com o ministro, a venda de gasolina com um percentual maior de etanol possibilita a redução de importação de gasolina, disponibiliza um combustível menos poluente, além de criar condições reais de redução no preço da gasolina para o consumidor.

 

 

Para ler mais notícias, clique em www.blogdasga.com.br. Informações sobre a SGA visite nosso site. Siga-nos no Twitter e Facebook.

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.