Você sabe qual a importância do pneu para a estabilidade do carro?

| 0 comentários

Importância do pneu para a estabilidade do carro

Importância do pneu para a estabilidade do carro

 

Elemento indispensável em todo carro, o pneu muitas vez não tem sua real importância levada à sério pelos motoristas.

Na verdade, grande parte dos motoristas só pensam em trocar os pneus ou quando furam ou quando se preocupam com uma possível multa por rodar com o pneu careca.

O que muitos motoristas ignoram é a importância do pneu na estabilidade do carro. Isso fica bem claro na hora de trocar o pneu. A opção mais barata costuma ser a mais atraente, mesmo que não seja a melhor para o carro.

Pensando em economizar, pneus que já foram usados anteriormente e até modelos diferentes dos outros que estão sendo utilizados no veículo passam a serem boas opções se oferecerem um custo mais baixo.

Porém o pneu é o grande responsável pelo contato do carro com o chão e, consequentemente, responsável por manter a estabilidade do veículo nas situações normais de dirigibilidade.

Sendo assim, optar por opções mais baratas pode influenciar diretamente na estabilidade do veículo, colocando em risco a vida do motorista e dos passageiros.

Cada pneu possui um modelo e desenho diferente que potencializa a característica do elemento. Ainda que esse seja apenas um dos fatores que influenciam no desempenho do automóvel no momento em que ele está sendo conduzido, não deve ser menosprezado.

Desde desequilíbrio do conjunto, até a dirigibilidade, qualquer tipo de lombada ou buraco se torna um risco quando o veículo perde estabilidade.

A discrepância entre os pneus pode gerar diferença na tração e frenagem, tanto no seco quanto molhado, ocasionando instabilidade. Outro ponto a ser respeitado é a dimensão de cada um dos pneus, que deve seguir as recomendações da montadora.

Muito mais do que apenas prejudicar o motor e estrutura do automóvel, o que gera gastos futuros, a facilidade de se perder o controle do carro é o principal risco desse tipo de atitude.

Para ler mais notícias Informações sobre a SGA visite nosso site. Siga-nos no Twitter e Facebook.

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.