IPI reduzido é prorrogado e vai durar até final de 2012

| 0 comentários

IPI reduzido prorrogado

A presidente da República, Dilma Rousseff, anunciou nesta quarta-feira (24) a prorrogação por mais dois meses da diminuição do imposto sobre produtos industrializados (IPI) dos automóveis. “É com enorme satisfação que vou lhes dar uma notícia em primeira mão. O Brasil acaba de prorrogar a redução do IPI até 31 de dezembro de 2012”, declarou durante a cerimônia de abertura do 27º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que acontece no Pavilhão de Exposições Anhembi, na capital paulista e vai até o dia 04 de novembro.

A queda do IPI para os veículos foi anunciada em 21 de maio com validade até o fim de agosto. Na ocasião, a alíquota do tributo foi baixada de 7% para zero no caso dos veículos de até mil cilindradas; de 13% para 6,5% nos veículos entre mil e duas mil cilindradas, e de 4% para 1% no caso dos comerciais leves. No final de agosto, o governo optou por manter o benefício até o próximo dia 31. Com a decisão do Planalto, serão, portanto, mais dois meses de benefício fiscal ao setor. Ficou ainda mais fácil comprar um Volkswagen.

Rumores de que a medida estaria em análise no governo federal circularam na imprensa nos últimos dias. Dilma estaria preocupada com o fato de, mesmo com o aumento da produção industrial (de 1,5% em agosto sobre julho, segundo o IBGE), alguns segmentos, incluindo o automotivo, ainda estarem com excesso de estoques. A avaliação da área técnica do governo é que o estímulo às montadoras beneficia um importante elo da cadeia industrial – a fabricação de veículos automotores responde por quase 20% da indústria.

 

Para ler mais notícias, clique em www.blogdasga.com.br. Informações sobre a SGA visite nosso site. Siga-nos no Twitter e Facebook.

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.