Toyota apresenta desportivo Yaris Hybrid-R

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yaris+Hibrid+(Custom)A Toyota apresentará durante o Salão de Frankfurt, o modelo ‘concept’ Yaris Hybrid-R,  que combina a  tecnologia do compacto Yaris Híbrido com a ‘performance’ inspirada no protótipo de competição TS030 Hybrid.

A versão é baseada no Yaris de três portas. Este ‘concept’ possui motorização a gasolina de 1.6 litros turbo, interligada a dois motores elétricos na traseira, conferindo uma capacidade ‘inteligente’ de tração integral. Ligado ao eixo dianteiro encontra-se o bloco a gasolina 1.6 litros turbo, de quatro cilindros com tecnologia de injeção direta, com uma potência máxima de 300 cavalos.

Desenvolvido pela Toyota Motorsport GmbH (TMG), de acordo com os regulamentos da Federação Internacional do Automóvel (FIA) para a conceção do Motor Global de Competição (Global Racing Engine) este bloco pode ser utilizado em vários campeonatos, como o Mundial de Turismo (WTCC) ou Mundial de Rali (WRC).

No eixo traseiro, em cada uma das rodas, está acoplado um motor elétrico de 60 cavalos, o mesmo propulsor utilizado num Yaris híbrido convencional.

Em conjunto, este novo sistema híbrido desenvolve uma potência combinada de 420 cavalos.

Ambos os motores elétricos funcionam como geradores durante as travagens, aproveitando a energia desperdiçada num carro convencional como calor e atrito em energia elétrica, ajudando o motor a gasolina na fase de aceleração.

Tal como no TS030 híbrido, a energia recuperada durante a fase de travagem é armazenada em super condensadores.

No Yaris Hybrid-R, os refetidos super condensadores estão colocados sob o banco traseiro, local onde se encontra a bateria na versão hibrida convencional. Em comparação com as baterias de  hidretos metálicos de niquel (NiMh) que equipam os híbridos Toyota os super condensadores têm uma densidade energética mais elevada, assim como, uma maior capacidade para cargas e descargas rápidas.

O terceiro motor elétrico, instalado entre o motor a gasolina e a caixa de velocidades sequencial de seis relações, opera mediante duas funcionalidades: durante a desaceleração ajuda a carregar os super condensadores e durante a aceleração aproveita a energia para transmitir aos motores elétricos traseiros.

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