Toyota é a empresa mais inovadora, aponta Booz & Company

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Toyota é marca inovadora

Levantamento anual da Booz & Company aponta que a Toyota foi a empresa mais inovadora de 2011, seguida pelas farmacêuticas Novartis e Roche. O ranking das 1000 organizações que mais inovam é formulado com base no investimento em pesquisa e desenvolvimento (P&D). “Obviamente, há uma certa distorçam porque o estudo acaba abrangendo apenas empresas muito grandes, com mais capacidade para fazer aportes elevados nessa área”, explica Valter Pieracciani, sócio-diretor da Pieracciani Desenvolvimento de Empresas.

A montadora japonesa se destacou no levantamento por ampliar em 16,5% o seu investimento em P&D entre 2010 e o ano passado, para US$ 9,9 bilhões. Com isso, a empresa saiu da sexta colocação para a liderança de um ano para outro. Entre as 20 primeiras posições aparecem ainda as automotivas General Motors, que se manteve no 9º lugar com aporte de US$ 8,1 bilhões, seguida pela Volkswagen (11ª), com investimento de US$ 7,7 bilhões, Honda (15ª), com US$ 6,6 bilhões, e Daimler (19ª), com US$ 5,8 bilhões.

Este foi o segundo ano consecutivo de crescimento dos investimentos em P&D. Houve evolução de 9,6% do total mundial na comparação com 2010, para US$ 603 bilhões.

Curiosamente, empresas que são percebidas como inovadoras pelo público, como a Apple, não garantiram espaço entre as 20 primeiras da lista. “Estas companhias fazem inovação no produto muito baseadas em seus fornecedores. A Toyota pode não passar essa impressão, mas é tremendamente inovadora, com avanços pequenos e constantes que resultam em produtos surpreendentes como o híbrido Prius”, analisa Pieracciani.

O consultor defende a inovação como uma métrica importante para empresas de qualquer porte. “O investimento de hoje se converte em novos produtos no futuro.” Ele aponta ainda que, apesar de a área de pesquisa e desenvolvimento ser o ponto essencial para que as empresas alcancem saltos tecnológicos, há outro tipo de inovação. Conhecida como inovação de significado, a mudança acontece mais baseada no design do produto.

 

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