Toyota GT86/Subaru BRZ/Scion FR-S, o mais tunado de todos

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Na edição 2012 do SEMA Show não há como negar que o Toyota GT86/Subaru BRZ/Scion FR-S foi o modelo com maior número de versões customizadas. Dentro do evento mais de 45 exemplares tunados e, lá fora, uma caravana com outros 50 mostraram que o modelo caiu nas graças do povo americano.

O Scion “Minty FReSH” FR-S foi o vencedor do concurso de tunados

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Entenda os motivos. O Toyota GT 86 é um projeto pessoal de Akio Toyoda, presidente e neto do fundador. Segundo um dos engenheiros-chefe do projeto, Yoshi Sasaki, a ordem de Toyoda foi clara: “Fazer um esportivo que seja compacto, leve, acessível e com centro de gravidade muito baixo”. Com isso em mente, a equipe de engenharia criou um cupê 2+2 equipado com motor boxer (cilindros opostos) e tração traseira.

Para deixar o centro de gravidade do carro mais baixo — fica a 46 centímetros do chão —, o motor foi instalado mais próximo à cabine e em uma posição mais baixa. Com isso, a distribuição de peso ficou em ótimos 53% na dianteira e 47% na traseira — o que deixa o carro bem mais equilibrado.

Para reduzir custos, o GT 86 não conta com nenhuma sopa de letrinhas (não tem recursos eletrônicos de última geração), não tem tração nas quatro rodas e nem pneus muito largos. As rodas são de 16 (versão de entrada) e 17 polegadas (top).

Como o motor D-4S, de 2 litros e 200 cv não tinha boa resposta em baixa rotação e as emissões não eram as ideais, a engenharia pegou emprestado o cabeçote do Lexus GS, que combina injeção direta e indireta e tem taxa de compressão de 12,5:1. Este motor tem a tarefa de carregar os 1.210 kg (versão de entrada) e 1.230 kg (top) e promete consumo em torno dos 12,8 km/l e autonomia de 630 km.

A cabine tem bancos anatômicos e baixos e volante com aro espesso que tem ajustes de altura e profundidade, o que facilita encontrar um boa posição de dirigir. Como em todo esportivo que se preze, o conta-giros fica bem no centro do quadro de instrumentos. Tem fundo branco e faixa vermelha em 7.500 rpm.

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