Um carro esportivo feito pela Toyota e BMW

| 0 comentários

A Toyota e a BMW formalizaram nesta sexta-feira (29) a ampliação da parceria estabelecida em dezembro passado. Juntas elas vão desenvolver uma série de projetos, incluindo um carro esportivo, outro movido a celular de hidrogênio, além de motores elétricos e tecnologias que deixem os veículos mais leves. O anúncio foi feito pelo presidente da montadora japonesa, Akio Toyota, na sede da BMW, em Munique.
No fim de 2011 havia sido acordado que a marca alemã fornecerá à divisão europeia da Toyota motores 1.6 litro e 2.0 litros a diesel a partir de 2014. Em março passado, as empresas também concordaram em estudar juntas o desenvolvimento de baterias de íon-lítio, que equipam carros elétricos.
“Tanto a BMW quanto a Toyota querem fazer carros ainda melhores. Nós nos respeitamos. É por isso que podemos dar o próximo passo juntas”, resumiu a Toyota. A montadora também possui outros parceiros. Com a Subaru, desenvolveu o esportivo 86, chamado Scion FR-S nos Estados Unidos. Há ainda uma aliança com a Ford para desenvolver utilitários. Ela também é parceria da Yamaha na criação de moto e bicicleta elétricas.
As parcerias entre as montadoras têm sido uma solução cada vez mais comum para a pesquisa de novas tecnologias e produtos, dividindo custos. A BMW mantém uma joint-venture com a Peugeot Citroën também voltada para carros “verdes”. Recentemente, a japonesa Mazda anunciou que se juntará à Fiat para criar um conversível compacto. Mas a aliança que mais repercutiu nos últimos meses foi a PSA com a General Motors, que adquiriu 7% das ações do grupo francês. As montadoras também deverão desenvolver carros em conjunto.

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.